Projectos da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Projectos da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

        
 
HTML clipboard
##edit## ##delete## ##approve##
Título do projecto:
Coordenador/
Intervenientes:
[[Coordenador]]
Anos escolaridade: [[Anos escolaridade]]
Tipo de projecto:




Duração

Início:

Incluir na pesquisa.

Conclusão:

Incluir na pesquisa.

##edit## ##delete## ##approve##



Título/
Tipologia

Dinamizador/
Intervenientes

Resumo / Documentos

Início/
Conclusão
 

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA


Projecto

Escola

Curricular

Transdisciplinar

José Carvalho

Projeto de formação profissional, de nível IV, que tem por objetivo a formação de técnicos de apoio à gestão desportiva, procurando metodologias de trabalho centradas nos seguintes dimensões de intervenção pedagógica:

- Metodologias centradas no método de caso e de experimentação permanente;
- Processo ensino-aprendizagem com aplicação dos conteúdos, sempre em ligação às situações reais do contexto de trabalho;
- Aposta na articulação entre as diferentes disciplinas (inter e transdisciplinaridade);
- Aposta no desenvolvimento de competências da autonomia, responsabilidade e ética profissional;
- Aposta no empreendorismo e na criatividade.
Este projeto formativo procura ainda assegurar a formação de jovens para integrar o mercado de trabalho, designadamente no mercado do fitness, associativismo desportivo e federações desportivas, turismo desportivo, eventos desportivos, empresas de animação desportiva, autarquias locais e instalações desportivas.
 
O Curso dispõe de uma rede de parceiros com quem desenvolve os seguintes eixos de ação:
Eixo 1 – Estágios / Formação em Contexto de Trabalho
Eixo 2 – Apoio técnico, pedagógico, logístico e  de instalações
Eixo 3 – Apoio Técnico e Formação Complementar de Professores
Eixo 4 – Formação Complementar e Certificação de alunos
Eixo 5 –Desenvolvimento de projetos e eventos (internos / externos)
Eixo 6– Voluntariado e responsabilidade social
Eixo 7 – Atelieres de formação ativa (com a lecionação das matérias)
Eixo 8 – Inserção na vida ativa e emprego
Eixo 9 – Empreendedorismo
Eixo 10 – Integração no ensino superior
Eixo 11 – Intercâmbios e mobilidade nacional e internacional
Eixo 12 – Comunicação e Marketing 
 
O curso profissional encerra em si próprio diversos projetos e programas de ação, a saber:
 
- Formação em Contexto de Trabalho (estágios curriculares) desenvolvidos com a parceria de cerca de 40 entidades;
- Programa "Atelieres de Formação Ativa", com o objetivo de promover o contato dos alunos com experiências e com o mercado de trabalho (em diversos eixos de ação - Ateliers disciplinares; Atelieres de trabalho de campo; Atelieres - Eventos Desportivos);
- Programa "Empreende-te, com três eixos de ação - a criação do clube desportivo (criado no 10º ano e gerido ao longo do curso); criação da empresa (Idem); a criação de um ginásio de fitness (criado no 11º e gerido até ao final do curso);
- Ciclos de conferências “Temas do Desporto” (Os alunos concebem e asseguram a organização de eventos formativos (conferências, debates, workshops, seminários, fóruns, etc.), integrando as disciplinas do curso nas suas mais variadas vertentes.
-Programa “Ser Voluntário & Responsabilidade Social” (Cada turma tem o seu projeto de responsabilidade social e de voluntariado (vertente coletiva); Cada aluno tem de participar em projetos de voluntariado social e desportivo (vertente individual), em articulação com os parceiros do curso;
-Programa “Plataforma de Empregabilidade” (Criação de rede com diversos parceiros, com o objetivo de identificar talentos e promover a inserção na vida ativa);
- Programa "Gestão de carreira" (em articulação transdisciplinar em apoio com o SPO e desenvolvido no âmbito das diferentes disciplinas);
- Programa "Intercâmbios nacionais" (Parcerias com outras escolas com o curso profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, possibilitando a criação de uma rede de cooperação entre professores e de partilha e desenvolvimento  de projetos conjuntos;
- Prorgama "Intercâmbios internacionais" (Parceria com escolas estrangeiras, com o objetivo de partilhar as boas práticas e desenvolver projetos de cooperação e de integração de alunos (ao abrigo do programa Erasmus).
- Rede de TIC de apoio às aulas (moodle, DropBox, GoogleDrive, Facebook);
- Programa de "Formação complementar e de certificação" (articulado com os parceiros do curso, onde os alunos realizam formação complementar ao curso).;
- Programa de "Visitas de Estudo de Trabalho de Campo" (ações curriculares e extracurriculares, disciplinares e transdisciplinares).

Documento PDF Apresentação sumária do curso.pdf|

Evidências na Net

http://moodle.esmavc.org/course/index.php?categoryid=45Facebook do curso

Documentos de registo

|Documento PDF Indicadores ações realizadas de 2011 a 2015.pdf||

Ano letivo

2017/18

----------------------------

 

Início

1 Setembro 2017


Conclusão

31 Julho 2018

 

Museu ESMAVC


Projecto

Escola

Extracurricular

Transdisciplinar

Fátima Homem Cristo

O Projeto Museu ESMAVC decorre  do Projeto Museu Virtual e arrancou no presente ano lectivo sob a coordenação da Professora Fátima Homem Cristo, sendo a mesma o único elemento que dele faz parte.  

O Projecto visa divulgar o conjunto de materiais didácticos e outros que fazem parte da História da Educação e consequentemente da história desta Escola Secundária.

No museu vão estar patentes as peças estudadas e divulgadas no Museu Virtual do qual depende. 


| Documento PDF relatorio-final- projecto-museu-2016-17.pdf

Evidências na Net

http://esmavc.edu.pt/museu_virtual/index.htm; ; 

Documentos de registo

|||

Ano letivo

2017/18

----------------------------

 

Início

6 Setembro 2016


Conclusão

30 Agosto 2018

 

Oráculo de Alexandria: : Palavras em Livros


Projecto

Internacional

Extracurricular

Transdisciplinar

Paulo Braumann

Programa para enumerar as diferentes palavras de livros (compara livros por quantidade de palavras em comum). Foi desenvolvido em Python 2.7.13 e organiza palavras com termos em comum, com "tags"; permite ainda uma categorização automática e científica de livros. Envolvidos os alunos n.º 1, 2, 8 e 21


|

Evidências na Net

Página da FaculdadeEnquadramentoRegulamento

Documentos de registo

|||

Ano letivo

2017/18

----------------------------

 

Início

16 Maio 2017


Conclusão

16 Maio 2017

 

Medição do Perímetro da Terra


Projecto

Turma

Extracurricular

Interdisciplinar

Rui Peixoto / todos os professores da turma

A medição do perímetro da Terra foi feita pela primeira vez pelo grego Eratóstenes, na cidade de Alexandria, por volta de 200 a.C., envolvendo  noções básicas de trigonometria, astronomia e Física.

O processo exige a medição do tamanho da sombra de uma vara projetada no chão, no meio dia solar, em locais diferentes, com a mesma latitude.

Deste modo, terá que haver colaboração de outras escolas (contactadas pelos alunos), que possam fazer medições e fornecer os respectivos resultados para serem tratados pelos nossos alunos.

Dado que o projecto é essencialmente de carácter científico, haverá, provavelmente, um envolvimento maior das disciplinas de Matemática e Física e Química (que trabalham em articulação curricular). No entanto, haverá um envolvimento importante de todas as outras disciplinas, pois serão abordados aspectos científicos, históricos e filosóficos, bem como a necessidade de estabelecer contactos com outras escolas e trabalho de pesquisa.

Será fundamental no que diz respeito à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.


|

Evidências na Net

; ; 

Documentos de registo

|||

Ano letivo

2017/18

----------------------------

 

Início

17 Outubro 2017


Conclusão

12 Junho 2018

 

Newsletter 2016_18


Projecto

Transdisciplinar

Paulo Braumann / Paulo Moura


|

Evidências na Net

; ; 

Documentos de registo

|||

Ano letivo

2017/18

----------------------------

 

Início

15 Setembro 2016


Conclusão

31 Julho 2018

 

CinEd-Crescer com o Cinema


Projecto

Escola

Curricular

Disciplinar

Alexandra Belo, João Santos, Patrícia Carocha

sd


Documento Word 2007 FCINE.docx|

Evidências na Net

; ; 

Documentos de registo

|||

Ano letivo

2017/18

----------------------------

 

Início

19 Fevereiro 2018


Conclusão

26 Maio 2018

 

Projeto Património 2017/2018


Projecto

Escola

Extracurricular

Transdisciplinar

Amaro Carvalho da Silva/Fátima Abraços

Na sequência da celebração do centésimo quinquagésimo centenário do nascimento do Arquiteto Miguel Ventura Terra (1866-1919), autor do projeto do edifício da nossa escola, consideramos uma excelente ocasião para se divulgar um núcleo inédito do seu espólio arquitetónico documental, que se encontra no Arquivo Histórico da nossa Escola. Trata-se de um conjunto de 35 cianótipos que pensamos ser oriundo do ateliê do arquiteto Ventura Terra. Porque se trata de um dos arquitetos mais distintos que Portugal já teve, seguindo uma linha estética marcadamente moderna e cosmopolita, torna-se necessário juntar todos os contributos para a elaboração de um Corpus atualizado. Este conjunto de cianótipos realizado no ateliê de Ventura Terra torna possível descrever a História do projeto arquitetónico do edifício que alberga a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho. Deve ser um dos poucos núcleos completos realizado por um arquiteto e que se encontra reunido no mesmo arquivo. É composto por plantas que apresentam o traçado dos alicerces, das coberturas, fachadas laterais norte e sul, pavilhão das habitações do reitor, prefeita e porteiro, plantas indicando todos os cortes, em número de dez, desde AB a ST, o que possibilita a construção da maqueta original traçada por ventura terra; detalhes dos pavilhões das retretes das alunas, de gradeamentos, portas e portões; detalhes de pórticos de cantarias, soleiras, peitoris, vergas, “enchalsos” de janelas, divisórias de mármore e madeiras dos balneários, madeiras de portas e persianas, rodapés para compartimentos e detalhe das chaminés dos compartimentos de química.
O trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Património traduzir-se-á, neste ano letivo de 2017/2018, numa publicação de referência a nível nacional sobre este património documental.


Documento PDF Projeto Património.pdf|

Evidências na Net

; ; 

Documentos de registo

|||

Ano letivo

2017/18

----------------------------

 

Início

16 Outubro 2017


Conclusão

18 Abril 2018

 

Círculo das Ideias - Revista Fragmente


Projecto

Escola

Curricular

Interdisciplinar

Amaro da Silva

Publicação de textos dos alunos de Filosofia, Psicologia e Ciência Política e ilustrações dos alunos dos cursos de Artes.


|

Evidências na Net

; ; 

Documentos de registo

|||

Ano letivo

2017/18

----------------------------

 

Início

1 Setembro 2017


Conclusão

9 Junho 2018

 

Projeto de Educação para a Saúde 2017-18


Projecto

Nacional (Inter-escolas)

Extracurricular

Transdisciplinar

Ana Goulart/Teresa Amaro, Margarida Martins, Rui Figueira

O projeto desenvolve-se atendendo às áreas prioritárias definidas por lei: 1. Alimentação Saudável e Atividade Física 2. Prevenção do consumo de substâncias psicoativas 3. Educação Sexual 4. Saúde Mental/ Prevenção da violência em meio escolar.


Documento Word 2007 Programa de apoio à Promoção e Educação para a Saúde.docx| Documento PDF Relatório de coordenação 2017-18.pdf

Evidências na Net

; ; 

Documentos de registo

Documento Word 2007 Domínios do PES.docx|Documento Word 2007 atividades 1º período.docx|Documento Word 2007 Atividades 3º período.docx|

Ano letivo

2017/18

----------------------------

 

Início

15 Setembro 2017


Conclusão

15 Junho 2018

 

Projeto de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz 2017-18


Projecto

Nacional (Inter-escolas)

Extracurricular

Transdisciplinar

Ana Goulart

O projeto nasceu de um protocolo de cooperação, celebrado entre o Ministério da Educação e o Ministério da defesa Nacional, em 15-11-2012, para dar resposta à emergência de desafios, perigos e ameaças no mundo contemporâneo, que possam pôr em risco o bem estar dos indivíduos e a paz mundial. Assenta numa reflexão sobre questões ligadas à segurança e defesa dos cidadãos e à paz mundial. Pretende informar os jovens e levá-los a reflectir sobre a importância do exercício da cidadania, de modo a promover o desenvolvimento de capacidades, atitudes e valores que possibilitem a vivência em comum, numa sociedade democrática. O projeto propõe ainda uma análise do papel e da missão das Forças Armadas e Forças e serviços de Segurança, no quadro ético-normativo nacional e internacional, como dimensão preventiva, na defesa dos direitos e liberdades das populações e na manutenção de um clima de paz.


Documento PDF Referencial para a Educação, a Segurança e a Paz.pdf| Documento PDF Relatório de coordenação 2017-18.pdf

Evidências na Net

; ; 

Documentos de registo

Documento PDF Apresentação das atividades ao IDN.pdf|Imagem (JPEG) Palestra Missões de Paz.jpg|Imagem (JPEG) Ação de sensibilização ambiental.JPG|

Ano letivo

2017/18

----------------------------

 

Início

15 Setembro 2018


Conclusão

19 Julho 2018